MOTORISTAS ASSUMEM O LUGAR DOS CICLISTAS

Notícias

Cerca de 100 motoristas de diversas empresas de ônibus de Niterói participaram do treinamento realizado pela Prefeitura sobre a importância da direção defensiva, da manutenção preventiva e atualização da legislação.

Na ação, realizada pela Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), no Caminho Niemeyer, os rodoviários assumiram o papel de ciclistas, em uma bicicleta presa ao chão, enquanto os ônibus passavam bem próximo a eles.

Reunimos os motoristas de ônibus que circulam por Niterói e no entorno para falar sobre direção defensiva e depois terem um momento prático onde se colocaram no lugar dos ciclistas, respeitando o código de trânsito, onde os maiores respeitam os menores. Além da experiência teórica, eles vivenciaram a prática, permitindo uma melhor aprendizagem”, explica Priscilla Rocha.

Alguns, não esconderam o medo e a tensão que sentiam diante da posição vulnerável em que estavam. Para os organizadores, o objetivo foi plenamente atingido.

O treinamento, organizado pela Prefeitura de Niterói e as empresas de transporte de passageiros Santo Antônio Transportes e Viação Pendotiba, tem como meta abordar a importância da direção defensiva, da manutenção preventiva e da atualização da legislação.

De acordo com o presidente da Nittrans, Gilson de Souza, o foco dessa atividade é fazer com que os mais diferentes personagens do palco do trânsito desenvolvam o respeito mútuo.

A palavra é essa: respeito. As leis estão aí, agora temos que aprender mais e mais a cada dia sobre regras de convivência. O trânsito tem essa máxima de que o maior sempre se preocupa com o menor e ambos respeitam o pedestre. Então, essa atividade é mais uma oportunidade para destacar que, embora diferentes, esses personagens têm que se enxergar e se respeitar”, disse o presidente.

O secretário municipal de Participação Social, Anderson Pipico, destacou a importância da dinâmica:

Quando você troca de lugar é que você percebe as limitações e dificuldades do outro. Aí, você passa a respeitar o outro e passa também a ter um olhar diferenciado para o seu próprio papel, aqui no caso, como indivíduo no trânsito. Mas vou além: Desenvolver a empatia é extremamente importante não só no trânsito, mas também em outros momentos da nossa vida”, defendeu Pipico.

Donato Felippe de Carvalho, instrutor de direção da Viação Pendotiba explicou ao colega, antes da “prova” o desafio que ambos iriam realizar minutos depois:

 “A dinâmica aqui será o motorista não respeitar a distância regulamentar prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, que é de 1 metro e meio, em relação ao ciclista ou pedestre. Vamos mostrar o tamanho do risco que isso representa. As normas de segurança jamais podem ser desprezadas. É isso que evita uma tragédia”, explicou.

O motorista profissional Alexandre Oliveira, 17 anos ao volante, estava confiante antes de sentar no selim da bicicleta de teste. Depois, ainda nervoso, alertou sobre a lição aprendida:

A sensação é apavorante mesmo. Nós que estamos ao volante do ônibus não temos a noção do que o ciclista sente. E olha que minha experiência foi com alguém em quem confio, que é meu instrutor na empresa, um profissional e que é meu amigo. E mesmo assim foi terrível. Percebi que temos que redobrar a atenção. Não podemos errar. Quando você erra, um milímetro é fatal”, contou Alexandre.

Motorista da empresa Pendotiba há um ano, Luiz Eduardo Guimarães, passou pela experiência de trocar de lugar com o ciclista.

A palavra mais adequada para essa ação é empatia. O que eu passei ali, não desejo para ciclista nenhum. Até agora estou com um frio na barriga. É muito importante nos colocarmos no lugar do ciclista para saber realmente o que eles passam nas ruas”, conta.

A dinâmica fez parte do Mês da Mobilidade em Niterói, que foi no mês de setembro com inúmeras atividades em diversos bairros da cidade, com ações de Educação para o Trânsito, Segurança Viária e Mobilidade Ativa.

 

A ação foi promovida pela NittransGrupo Executivo do Caminho Niemeyer, coordenadoria Niterói de Bicicleta, SETRERJ, Ecoponte, Sest Senat São Gonçalo, Fica Bike Café, Bike Anjo e Niterói Experience.

Leia mais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *