Ainda hoje são muitas as dúvidas daqueles que desejam ser instrutor de motorista de ônibus, o que ele precisa fazer para ser um instrutor, qual o curso que ele deve fazer, o que realmente as empresas pedem para exercer a profissão.
No vídeo resumo 7 perguntas que foram feitas por pessoas que desejam ser um instrutor de motorista de ônibus urbano.
Para mais detalhes, leia todo o artigo.
Leia também
Não há uma cartilha que as empresas seguem para contratarem os seus instrutores, cada uma faz o seu próprio processo seletivo, usando critérios culturais da instituição, suas necessidades particulares, por isso ainda existe essas dúvidas, mas o mercado tem ficado cada dia mais competitivo, e o processo de seleção vem mudando, tem sido cobrado dos candidatos conhecimentos técnicos de mecânica, formação em cursos especializados, entre outros.
Vamos para as sete perguntas que forma feitas
1. É necessário ter o curso de instrutor de Auto Escola?
A resposta é NÃO!
Conheço vários instrutores que são especialistas na função, e não possuem o curso de instrutor de Auto Escola, tem uma vasta experiência de motorista, foram bons funcionários, e com isso receberam uma oportunidade da empresa para atuarem como instrutores.
Porém isso vem mudando com o passar do ano, as empresas vêm cobrando uma maior capacitação dos instrutores, buscando pessoas de além de terem um bom perfil profissional dentro da empresa como motorista, ela requer o curso de Instrutor de Auto Escola, além do curso de Instrutor do Curso de Transporte Coletivo de Passageiros.
Se qualifique, quando a oportunidade chegar, você estará preparado para exercer a função.
2. Ter ensino médio ou nível superior?
Mais uma vez a resposta é NÃO!
Assim como não é obrigatório ter o curso de instrutor de Auto Escola, não é necessário ter o nível médio ou superior.
Existe instrutor sem ensino médio? A resposta é SIM!
Como as empresas vem cobrando os cursos de instrutor de Auto Escola e de Instrutor do curso de Transporte Coletivo de Passageiros, não tem sido diferente em relação ao ensino médio ou uma graduação na área que envolve o sistema de transporte.
3. Necessário ter experiência como motorista?
A resposta é SIM!
Não conheço nenhuma empresa que tenha contratado um instrutor que não tenha experiência no setor.
4. Conhecimento de mecânica básica?
A resposta é NÃO!
Esse conhecimento pode ser adquirido com treinamento na manutenção da empresa ou até mesmo fazendo um curso em uma instituição posteriormente.
Porém, como o processo seletivo vem mudando, se você puder fazer logo o curso de conhecimento de mecânica básica, irá ter um diferencial em seu currículo.
5. Conhecimento de informática básica?
A resposta é NÃO!
O mundo digital vem mudando o sistema de transporte com a introdução do GPS, viagem programada, telemetria e até a forma das pessoas interagirem uma com as outras, hoje é impossível pensar um mundo sem a rede social.
Porém, além de saber usar as redes sociais mais conhecidas, o instrutor deverá saber dominar três ferramentas do pacote office, que são o Word, Excel e Power Point.
6. Curso de oratória?
A resposta também é NÃO!
Em 2015, o jornal britânico Sunday Times realizou um estudo sobre o medo das pessoas de falar em público.
Esse temor é maior até mesmo que o de problemas financeiros, doenças e morte. Dos três mil entrevistados no Reino Unido, 41% responderam que o medo de falar em frente a pessoas é o maior.
Observe a sua volta. Esteja onde estiver. Converse com as pessoas e no momento oportuno pergunte sobre quais são seus maiores medos. O resultado será uma lista que varia de escuridão à barata, passando por aviões, violência e outras desgraças da vida cotidiana, porém a de falar em público
ocupará uma grande parte dos indivíduos que você perguntar.
E talvez esse seja também um dos seus maiores medos, para eliminar esse medo, faça um curso de oratória, são vários os locais que disponibilizam esse curso.
Isso irá ajuda ló a fazer apresentação melhor do seu treinamento.
7. Conhecimento de legislação?
A resposta é SIM!
Para ser um instrutor, é necessário ter um conhecimento de legislação de trânsito.
Porém, é necessário entender e aceitar que, NINGUÉM SABE TUDO DE TUDO, a experiência ela vem com o passar do tempo, com a busca ao conhecimento e o aperfeiçoamento contínuo, as coisas não acontecem do dia para a noite.
“Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento e nem liberdade sem sacrifício. A vitória pertence aquele que acredita nela por mais tempo. Cada minuto que passa é uma nova chance para mudar tudo para sempre. Lembre- se que o mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de viver seus sonhos. Cada vez que vencemos um obstáculo, descobrimos que valeu a pena. Não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter- se em realidade amanhã. Alcançar o sucesso na vida é a capacidade de enfrentar o fracasso sem perder o entusiasmo. Existe tempo para tudo, só basta acreditar que podemos ser capazes!”