PERDI UM OBJETO NO ÔNIBUS: COMO POSSO RECUPERAR?

Variedades

Perder objetos em meios de transporte público, como trem, ônibus ou metrô, é uma situação muito comum.

Perder objetos em meios de transporte público, como trem, ônibus ou metrô, é uma situação muito comum. Entre os objetos mais perdidos estão, carteiras, livros, celulares, tablets, roupas, bolsas, guarda-chuvas, óculos, brinquedos, documentos de identidade, compras do dia, presentes de namorada e muitos outros itens são deixados para trás pelos passageiros ou funcionários desses meios de transporte diariamente, tanto dentro dos veículos quanto nos terminais e plataformas.

Perda de objetos em ônibus

Geralmente, esses objetos e documentos são entregues aos responsáveis da empresa de transporte e encaminhados para a garagem, o escritório da companhia ou, em casos mais seguros, para um setor de achados e perdidos centralizado. Lá, esses pertences são guardados em segurança até que seus proprietários venham recuperá-los.

No entanto, muitas pessoas desistem de buscar seus pertences por falta de informação, o que explica o grande número de objetos abandonados que são posteriormente doados para instituições sociais ou encaminhados para os correios.

Procedimento para recuperar objeto perdido

Caso você perca algo dentro de um ônibus, é importante manter a calma antes de tomar qualquer atitude. Procure pelo objeto entre seus pertences para ter certeza de que ele realmente foi perdido. Se não conseguir encontrar o item perdido, tente relembrar a última vez em que o viu, refazendo seus passos.

Se você tem certeza de que perdeu algo no ônibus, pode ir até a garagem da empresa com seus documentos e informar sobre a perda do objeto. Para facilitar a busca, não se esqueça de mencionar o horário e a linha do ônibus em que você suspeita ter perdido o item. Caso o objeto tenha sido encontrado ou entregue a um dos colaboradores da empresa, ele será devolvido ao proprietário.

Veja o contato da Rio Ônibus e do SETRERJ.

O serviço de achados e perdidos do Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo possui um serviço de achados e perdidos que completou 40 anos em 2015, um ano após a inauguração da primeira linha norte-sul. Para celebrar esse dado, foi realizada uma exposição na estação São Bento, linha azul, que exibiu objetos curiosos e até mesmo estranhos encontrados nos trens e estações do sistema. É surpreendente, mas há pessoas que esquecem coisas como televisores, capacetes, computadores, bicicletas, trombones e ventiladores!

Em média, o setor de achados e perdidos do metrô recebe cerca de 6 milhões de itens por mês, sendo 60% documentos e 40% objetos de diversos tipos. Os itens mais comuns incluem livros, cadernos, agendas, canetas, óculos, celulares, guarda-chuvas e sacolas.

Contato da empresa para recuperar o objeto perdido

Caso você perca algum objeto durante uma viagem, entre em contato diretamente com a empresa de ônibus que prestou o serviço de transporte.

Vale reforçar que mesmo que as empresas tenham esse cuidado de guardar itens perdidos até que o dono possa resgatá-lo, nem sempre esses objetos são encontrados ou entregue aos colaboradores, pois em alguns casos alguns pertences são encontrados por outros passageiros. Por isso, fiquem atentos aos seus pertences. Faça você também a sua parte. Afinal, ninguém está livre de se distrair e perder algo, não é verdade?

1 thought on “PERDI UM OBJETO NO ÔNIBUS: COMO POSSO RECUPERAR?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *