COMO RECLAMAR DE MOTORISTA QUE NÃO PARA NO PONTO

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O transporte público é essencial para muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades, onde o trânsito intenso e a falta de estacionamento tornam o uso de veículos particulares inviável.

Veja a reclamação que a cliente fez no nosso canal

Quando o motorista, n para Quando solicitada a parada sempre dou com a mão e ele só para quando quer. Por motivos pessoais. Fomos companheiros por 5 anos. Hoje ele não para na parada ao ver que sou eu a passageira eu acho isso um desrespeito ao passageiro independente da relação, pessoal mi sinto humilhada. E estou em busca de algo que faça a reparação ou que faça entender que esta errando como profissional, você sabe dizer se tem algo como consumidora q eu possa fazer?

Ajuda-me, por favor, o motorista ele pode deixar o passageiro na parada por problemas pessoais o motorista ele é meu ex namorado e sempre que sou eu na parada ele não para, me sinto humilhada ele claramente faz de propósito nessa linha só tem 2 ônibus e ele acaba deixando de ser uma opção pra mim pro isso queria poder fazer meu direito de passageira independente de qualquer coisa, posso levar a reclamação pra empresa ou não?

Motorista não para no ponto de ônibus

Esse é um problema recorrente que muitos passageiros enfrentam é o fato de os motoristas de ônibus não pararem nos pontos designados. Esse comportamento causa sofrimento e dificuldades para os passageiros, além de prejudicar a imagem do serviço de transporte coletivo. Neste artigo, discutiremos as possíveis razões pelas quais os motoristas não param nos pontos de ônibus e as consequências dessa atitude.

Falta de atenção faz o motorista não parar no ponto

Infelizmente, alguns motoristas de ônibus ignoram as regras protegidas e optam por não parar nos pontos designados, seja por desatenção ou por falta de respeito às leis de trânsito. Essa conduta é prejudicial não apenas para os passageiros, mas também para a segurança viária como um todo.

Superlotação do ônibus faz que o motorista não pare

Em alguns casos, os motoristas podem optar por não parar nos pontos de ônibus devido à superlotação do veículo. Quando o ônibus já está lotado, o motorista pode julgar que não há mais espaço para acomodar outros passageiros, mesmo que esteja aguardando nos pontos. Essa situação é especialmente comum em horários de pico, quando a demanda por transporte público é alta. No entanto, é importante ressaltar que deixar os passageiros esperando no ponto pode gerar ainda mais aglomeração e dificultar a mobilidade de todos.

Finalidade fim da empresa de ônibus

O motivo de uma empresa de transporte de coletivo existir é o passageiro, sem ele, não teria a necessidade da empresa de ônibus.

Os passageiros são de suma importância para as empresas, e nenhuma empresa permitem ou orientam aos seus colaboradores a passarem direto no ponto deixando o passageiro. 

Veja o que diz a lei

O Código Civil no Art. 739. Diz que “O transportador não pode recusar passageiros, salvo os casos previstos nos regulamentos, ou se as condições de higiene ou de saúde do interessado o justificarem.”

Política Nacional de Mobilidade urbana

LEI Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012.

Art. 14. São direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, sem prejuízo dos previstos nas

III – os padrões preestabelecidos de qualidade e quantidade dos serviços ofertados, bem como os meios para reclamações e respectivos prazos de resposta. Os meios para reclamações e respectivos prazos de resposta.

Tem um  PROJETO DE LEI Nº 2.968, DE 2021 na câmara dos deputados que pede punição para os motoristas que não pararem no ponto para o passageiro.

“Sabemos que cobradores e motoristas de transportes coletivos, em sua maioria, são pessoas dignas, trabalhadoras e de bem, por isto, não estamos aqui generalizando uma categoria, mas apenas buscando separar o joio do trigo. Assim, poderemos proteger os consumidores, sem prejudicar os trabalhadores honestos.” 

Consequência para os passageiros e a empresa

O fato de os motoristas não pararem nos pontos de ônibus acarreta diversas consequências negativas tanto para os passageiros quanto para o próprio serviço de transporte. Para os passageiros, isso significa atrasos, incomoda e a necessidade de buscar alternativas de deslocamento. Além disso, a falta de confiabilidade do serviço de transporte público pode levar as pessoas a optarem por outros meios de locomoção, como carros particulares, confiantes para o aumento do trânsito e da obediência.

Para as empresas de transporte, a atitude dos motoristas pode resultar em uma imagem negativa, afastando potencialmente o usuário.

Como resolver o problema?

Entrem em contato com a empresa, informe o ponto que o motorista não parou e o número da linha, horário e número de ordem do veículo.

Caso o motorista continue com a mesma atitude, faça uma reclamação com órgão governamental responsável.

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