Se você é um apaixonado por carros, com certeza já pensou em melhorar o seu veículo com acessórios que o tornem mais potente e prático. Entre esses carros, é o famoso engate de reboque, muito utilizado para aumentar a capacidade de carga dos carros. No entanto, você sabia que alguns veículos não podem utilizar esse dispositivo?
No nosso artigo de hoje, mergulharemos no universo intrigante do engate de reboque e revelaremos os segredos que cercam sua utilização.
Tem muitos mitos sobre engates
Você vai descobrir que, apesar de alguns mitos, o engate pode ser usado legalmente, desde que esteja de acordo com as determinações do CONTRAN.
Quando falamos de engate, é comum associar-lo à tração de carretinhas, mas esse acessório vai muito além disso!
Muitos carros com engate de reboque
É comum encontrar alguns carros com reboque, mas, muitas vezes, o modelo e o tipo do carro não foram feitos para puxar cargas.
Porém, antes de sair instalando um engate em seu carro, é importante conhecer as regulamentações e a legislação que o cercam. Além disso, os fabricantes devem declarar a capacidade de tração dos veículos e incluir as informações pertinentes no manual do proprietário.
Em seu uso moderno e mais comum, o engate automotivo ou engate de reboque é o acessório instalado na traseira do carro para tracionar objetos – especialmente a carretinha.
O que pouca gente sabe é que o engate de reboque é um acessório muito versátil, cujas finalidades vão muito além da tração da carretinha.
Outro uso importante e bastante comum do engate automotivo ou engate de reboque é como acessório para acoplamento do suporte para bicicletas.
Esse dispositivo é acoplado ao engate de reboque e funciona como um tripé para que você transporte sua bicicleta na parte traseira externa do seu carro. Esse tipo de suporte só pode ser instalado no engate do seu carro, o que garante um transporte prático e muito mais seguro.
O que diz a legislação sobre o engate?
Além dos casos citados acima, há outra situação em que a lei sobre engate de reboque proíbe a instalação do equipamento.
Conforme estipula o art. 1º da Resolução nº 937, as regras nela presentes são direcionadas a veículos de até 3.500kg de peso bruto total, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não tenham engate de reboque como equipamento original de fábrica.
Essas regras valem apenas para veículos cuja capacidade de rebocar for declarada pelo seu fabricante ou importador.
Aonde posso ver se o meu carro pode ter reboque?
Para saber mais sobre a regulamentação e os modelos de veículos que não podem utilizar ou engate de reboque, acesse o Manual do proprietário.
Agora, você deve estar se perguntando: “Quais veículos podem utilizar o engate de reboque?” Nós temos a resposta! Alguns modelos de carros são aptos para utilizá-lo, enquanto outros não permitem seu uso. Fique atento, pois algumas novidades da indústria automobilística também entraram na lista.
Veja dez veículos que não podem reboque
Up
Onix
Corolla
Fit
City
HR-V
Kicks
Bora
Sentra
Versa
Existem outros modelos que não podem usar engate. Em caso de dúvidas, consulte a legislação do seu estado pelo Detran.
Afinal, quando se trata de carros, todo detalhe faz a diferença!