Apoiando a campanha Setembro Amerelo, que tem como objetivo a conscientização e prevenção ao suicídio, o BRT SOROCABA destaca seu compromisso com a saúde mental dos profissionais do transporte coletivo e dos passageiros. Esta jornada de empatia envolve diversos aspectos
Setembro Amarelo: Conscientização e prevenção ao suicídio
A iniciativa “Setembro Amarelo” é uma colaboração entre a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina. Seu objetivo é promover a conscientização sobre um sério problema de saúde pública: o suicídio. Em 2023, a campanha nos lembra da importância de pedir ajuda quando necessário. Pedir ajuda é uma demonstração de força e não de fraqueza.
A conexão humana nas viagens de BRT
Enquanto as viagens no BRT acontecem, vidas se conectam, encontros surgem e novos destinos se cruzam. Esses momentos de conexão humana demonstram que gestos simples, como a atenção e a escuta, podem fazer uma diferença imensa na vida das pessoas, independentemente de serem profissionais do transporte ou não. Vivemos em sociedade, e o contato com outras pessoas é inevitável, e saber entender o próximo (empatia) é uma forma de ajudar o outro.
As pressões cotidianas e o adoecimento emocional
As pressões diárias, sejam elas de natureza pessoal, social ou econômica, podem levar a aflições que causam sofrimento emocional. Gradualmente, as insatisfações e desconfortos se acumulam, afetando a vitalidade e as perdas das pessoas. E, quando menos espera, a pessoa não se reconhece e sente que algo está diferente, procurar uma ajuda médica o mais rápido, faz que o problema seja resolvido com maior rapidez.
Quebrando o tabu das emoções
É fundamental romper com o tabu que envolve uma discussão das emoções. O departamento de recursos humanos desempenha um papel crucial ao oferecer uma escuta ativa e orientar os colaboradores que estão passando por sofrimento emocional a buscar ajuda especializada com médicos ou psicólogos.
Benefícios do cuidado com os colaboradores para os passageiros
Cuidar dos colaboradores não beneficia apenas a equipe, mas também os passageiros. O Acolhimento contribui para o fortalecimento da saúde mental e emocional dos profissionais, tornando-os mais capacitados para apoiar e garantir a segurança dos passageiros durante suas jornadas. O profissional que trabalha alegre produz muito mais do que o profissional que está triste e desanimado.
Esta campanha sobre a importância da empatia e da atenção à saúde mental nos transportes públicos nos lembra que, juntos, podemos criar um ambiente mais saudável e acolhedor para todos os envolvidos nessa jornada diária.
Nº da CBO: 9-85.40 Título: Motorista de ônibus
Descrição resumida: Dirige ônibus de empresas particulares, municipais ou interestaduais, acionando os comandos de marcha e direção e conduzindo-o no itinerário, segundo as regras de trânsito, para transportar passageiros dentro de uma localidade ou longa distância:
Descrição detalhada: vistoria o veículo, verificando o estado dos pneus, o nível de combustível, água e óleo do cárter e testando freios e parte elétrica, para certificar-se de suas condições de funcionamento; examina as ordens de serviço, verificando o itinerário a ser seguido, os horários, o número do ônibus, girando a chave de ignição, para aquecê-lo e possibilitar a movimentação do veículo; dirige o ônibus, manipulando seus comandos de marcha e direção e observando o fluxo do trânsito e a sinalização, para transportar os passageiros; zela pelo bom andamento da viagem, adotando as medidas cabíveis na prevenção ou solução de qualquer anomalia, para garantir a segurança dos passageiros, transeuntes e outros veículos; providencia os serviços de manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos, para assegurar seu perfeito estado; recolhe o veículo após a jornada de trabalho, conduzindo-o à garagem da empresa, para permitir sua manutenção e abastecimento. Pode cobrar e entregar os bilhetes aos passageiros. Pode efetuar reparos de emergência no veículo.