Em julho foi lançada uma nova iniciativa para promover o respeito e a inclusão nos transportes coletivos. A campanha “Não Finja que não me viu! Ceda o lugar” tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso adequado dos assentos preferenciais, que são destinados a idosos, pessoas com crianças de colo, obesos, gestantes e pessoas com deficiência.
Esta campanha está alinhada com a Lei Estadual nº 8415, de 12 de junho de 2019, e busca fomentar uma cultura de respeito e empatia, incentivando atitudes proativas no transporte público em todo o estado. Diversas ações educativas, incluindo palestras e distribuição de panfletos, serão realizadas em transportes coletivos e terminais rodoviários, com as primeiras atividades acontecendo nas primeiras semanas de julho.
O lançamento da campanha “Não Finja que não me viu! Ceda o lugar”, assim como da “Não Dê Carona ao Assédio”, são iniciativas realizadas em conjunto com a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ), reafirmando o compromisso do Detro-RJ com o bem-estar dos cidadãos fluminenses. Ambas as campanhas são conduzidas pela Ouvidoria do Detro-RJ, que tem desempenhado um papel fundamental no órgão. Somente no primeiro trimestre de 2024, a Ouvidoria solucionou mais de 1.800 demandas recebidas por telefone (21 3883-4141) ou pela internet, através do portal OuvERJ. Para aprimorar o atendimento ao cidadão fluminense, lançamos recentemente o “Alô, Detro-RJ!”, um canal que complementa a Ouvidoria e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (21 3883-4100). Este serviço tem sido especialmente útil para os idosos, que muitas vezes enfrentam dificuldades em utilizar a internet e aplicativos de serviços. Em um mês de funcionamento, já atendemos e direcionamos internamente mais de mil ligações aos setores responsáveis.